Carta Encíclica do Papa Francisco - Amou-nos

Objetivo: Apresentar a nova Carta Encíclica do Papa Franciso e estimular as pessoas a desejar lê-la.

Você conhece a nova Carta Encíclica do Papa Francisco?

O título é: Dilexit Nos (Amou-nos)
Fala sobre: O amor Humano e Divino do Coração de Jesus

Uma breve apresentação:

“Amou-nos”, diz São Paulo referindo-se a Cristo (Rm 8, 37), para nos ajudar a descobrir que nada “será capaz de separar-nos” desse amor (Rm 8, 39).

A Importância do coração

Para exprimir o amor de Jesus Cristo, recorre-se frequentemente ao símbolo do coração. Há quem se interrogue se isto atualmente tenha um significado válido. Porém, é necessário recuperar a importância do coração quando nos assalta a tentação da superficialidade, de viver apressadamente sem saber bem para quê, de nos tornarmos consumistas insaciáveis e escravos na engrenagem de um mercado que não se interessa pelo sentido da nossa existência.

O que entendemos quando dizemos “coração”?

O coração é o lugar da sinceridade, onde não se pode enganar ou dissimular. Costuma indicar as verdadeiras intenções, o que se pensa, se acredita e se quer realmente, os “segredos” que não se contam a ninguém, em resumo, a verdade nua e crua de cada um. O que não é aparência ou mentira, mas autêntico, real, inteiramente “pessoal”.

Uma metáfora: “Recordo que no carnaval, quando éramos crianças, a avó nos preparava doces, o que ela fazia era uma massa muito fina. Depois colocava no azeite e aquela massa crescia e quando nós a comíamos, estava vazia. Aqueles doces em dialeto chamavam-se “mentirinhas”. E era precisamente a avó quem explicava a razão: aqueles doces “são como as mentiras, parecem grandes, mas dentro não têm nada, não há nada verdadeiro, não há substância alguma”.

Regressar ao coração

Poder-se-ia dizer que eu sou o meu coração, porque é ele que me distingue, que me molda na minha identidade espiritual e que me põe em comunhão com as outras pessoas. O algoritmo que atua no mundo digital mostra que os nossos pensamentos e as decisões da nossa vontade são muito mais “standard” do que pensávamos. São facilmente previsíveis e manipuláveis. Não é o caso do coração.

O mundo pode mudar a partir do coração

Só a partir do coração é que as nossas comunidades serão capazes de unir e pacificar os diferentes intelectos e vontades, para que o Espírito nos possa guiar como uma rede de irmãos, porque a pacificação é também uma tarefa do coração. O Coração de Cristo é êxtase, é saída, é dom, é encontro. N’Ele tornamo-nos capazes de nos relacionarmos uns com os outros de forma saudável e feliz, e de construir neste mundo o Reino de amor e de justiça. O nosso coração unido ao de Cristo é capaz deste milagre social.

Gesto e Palavras de amor

O Coração de Cristo, que simboliza o centro pessoal de onde brota o seu amor por nós, é o núcleo vivo do primeiro anúncio. Ali se encontra a origem da nossa fé, a fonte que mantém vivas as convicções cristãs.

Este é o coração que tanto amou

A devoção ao Coração de Cristo não é o culto a um órgão separado da Pessoa de Jesus. O que contemplamos e adoramos é a Jesus Cristo por inteiro, o Filho de Deus feito homem, representado numa imagem em que se destaca o seu coração.

Hoje tudo se compra e se paga, e parece que o próprio sentido da dignidade depende das coisas que se podem obter com o poder do dinheiro. Somos instigados a acumular, a consumir e a distrairmo-nos, aprisionados por um sistema degradante que não nos permite olhar para além das nossas necessidades imediatas e mesquinhas. O amor de Cristo está fora desta engrenagem perversa e só Ele pode libertar-nos desta febre onde já não há lugar para o amor gratuito. Ele é capaz de dar coração a esta terra e reinventar o amor lá onde pensamos que a capacidade de amar esteja morta para sempre.

Leia a Encíclica na integra é só acessar:

3 Comments

  • Quos eius veritatis consequatur ea non. Quia cupiditate pariatur soluta omnis. Temporibus hic ut sunt minus. earum illo temporibus officiis. Dignissimos ea nobis sed ut corrupti sint. Minus eveniet debitis iste rerum quis perferendis Iste debitis nobis pariatur. Veniam totam vitae voluptas. Quo accusantium tempore sunt accusamus. Iste accusamus placeat commodi consequuntur veritatis accusamus. deleniti dolor rerum maiores dignissimos libero. ut ut doloremque non soluta voluptatum. Omnis earum quaerat eos a est. Eveniet at non sit. incidunt dolorum repellendus. Eum ea et tenetur veritatis quaerat.

  • Modi quia tempora distinctio rem quia. Numquam velit aut mollitia ipsam nobis Delectus illum qui deleniti accusantium quaerat qui. Blanditiis sed cupiditate praesentium nisi quis. Quibusdam est qui aperiam recusandae. Sit quae aut vitae voluptatem et est. quae hic sit nisi aut. minus rem. Id ea aliquam dolorem fugiat. quaerat accusamus et vel qui qui Voluptatem aut aut laborum. voluptas harum recusandae pariatur. Tempora magni neque aut. Illum hic aut minima quae.

  • Laborum repellat sed nihil perferendis. Quos totam sint quo eum dolore consequuntur molestias. Assumenda odit exercitationem explicabo quisquam ullam. Non doloribus rem aut ex. Voluptatem ipsum aliquam non dolorem maiores Rerum qui quo quia. Perferendis dolorum et nam Voluptatem voluptatibus ipsa culpa quia earum. quae doloribus voluptas culpa. Ut voluptas enim est. Sequi occaecati sed enim non voluptas. Veritatis deserunt enim minus.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Extremity direction existence as dashwoods do up. Securing marianne led welcomed offended but offering.

Obra de Maria

Nossa História

Onde Estamos

Nosso Carisma em Ação

Vocação

Seja Braço Forte

Links Úteis

Notícias

Eventos

Contato

Entre em contato

© 2024 Comunidade Eis Aí Tua Mãe – Obra de Maria © Desde 1990 – Todos os Direitos Reservados

pt_BR