O Rosário – Uma escola de vida missionária

Em que sentido podemos ver o Rosário como uma escola de vida missionária?
Quem nos ajudará a responder essa pergunta será a Carta Apostólica do Papa João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae.

Cristo é o centro e a mensagem da evangelização, pois é Ele que devemos proclamar através do anúncio querigmático.
“Deus quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade’ (1Tm 2,4), isto é, de Jesus Cristo (CIC n. 74).

O Papa e hoje Santo João Paulo II nos ensina que – O Rosário, de facto, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio. Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor (Rosarium Virginis Mariae, n.1)

Na nossa oração do Rosário podemos “Aprender Cristo de Maria” – Percorrer com Ela as cenas do Rosário é como frequentar a “escola” de Maria para ler Cristo, penetrar nos seus segredos, compreender a sua mensagem (Rosarium Virginis Mariae, n.14)

A meta da vida missionária é Anunciar Cristo – Mas, antes de anunciar é preciso conhecer e experimentar o conteúdo deste anúncio. É preciso conhecer e experimentar Cristo.
Nada melhor do que fazer isso por meio daquela que de maneira singular esteve mais próxima do Mistério de Cristo, a Santíssima Virgem.

Configurar-se a Cristo com Maria:
Neste processo de configuração a Cristo no Rosário, confiamo-nos, de modo particular, à acção maternal da Virgem Santa. Aquela que é Mãe de Cristo, pertence Ela mesma à Igreja como seu « membro eminente e inteiramente singular » sendo, ao mesmo tempo, a “Mãe da Igreja”. Como tal, “gera” continuamente filhos para o Corpo místico do Filho. Fá-lo mediante a intercessão, implorando para eles a efusão inesgotável do Espírito. Ela é o perfeito ícone da maternidade da Igreja (Rosarium Virginis Mariae, n.15)

O Rosário, é um tesouro a descobrir – è uma oração tão fácil e ao mesmo tempo tão rica – precisa ser redescoberta por todos (Rosarium Virginis Mariae, n.43)

“Rosário bendito de Maria, doce cadeia que nos prende a Deus” – a riqueza desta oração tradicional, que tem não só a simplicidade duma oração popular, mas também a profundidade teológica duma oração adaptada a quem sente a exigência duma contemplação mais madura (Rosarium Virginis Mariae, n.39)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Extremity direction existence as dashwoods do up. Securing marianne led welcomed offended but offering.

Obra de Maria

Nossa História

Onde Estamos

Nosso Carisma em Ação

Vocação

Seja Braço Forte

Links Úteis

Notícias

Eventos

Contato

Entre em contato

© 2024 Comunidade Eis Aí Tua Mãe – Obra de Maria © Desde 1990 – Todos os Direitos Reservados

pt_BR